Às mães que aceitaram a tarefa

Inúmeras fotos e homenagens enfeitaram essa rede social desde ontem. Merecidas, por certo às mães queridas que cada um de nós possui. Algumas vós, tias, pais, mas ainda assim (e sobretudo) mães.
Ao contrário do que reza a lenda mães não nascem pra isso. Não sabem exatamente o que fazer. Não tem uma infalível receita pronta a ser seguida. Não engravidam sabendo exatamente como irão educar seus filhos. Não, não é um dom dado à poucas( ou mesmo muitas) mulheres. Ser mãe é uma conquista diária que é alcançada através de muito esforço, interesse, empenho, abnegação, lealdade, carinho, amor.
Ser mãe é tarefa. Ser mãe é querer. Ser mãe é um processo interminável.
Não sou mãe, porém através da observação daquelas que estão próximas, das muitas que já convivi, posso constatar a dificuldade de gerar vida em seu ventre, investir nela todo seu cuidado por certo tempo(e longo, de fato) e ter que libertá-la para as próprias conquistas, deixar que faça as próprias escolhas, na esperança que todos os ensinamentos( os ditos e os demonstrados pelos exemplos) sejam seguidos, todas as lições sejam acatadas.
E maior dificuldade é quando o filho, que tem seu livre poder de decisão, ignora os conselhos e recomendações, deixando a mãe de coração na mão , perguntando-se em que ponto podem ter errado para que seus filhos não lhes dessem a devida atenção.
Mães, como qualquer ser humano , são criaturas fadadas a errar. Elas erram sim. E imaginem vocês a dor a que se condenam em pensar que levam este fardo. O fardo do erro.
Mães, filhos: o erro é parte do processo humano e só o comete quem está tentando acertar. Errando é que se aprende a acertar.
A aceitar.
O erro do outro não é fardo que devemos levar.
Mãe é aquela(aquele) que se dedica à isso. Leva o posto à sério. Sabe da importância de educar um ser. De educar para o bem. Aquela(e) que, mesmo com inúmeros desafios, não desiste da tarefa. Aquela (e) que não perde o jogo por W.O.
Aquela (e) que mesmo que a vitória seja incerta, dá o seu melhor.
É MÃE com letra maiúscula.
Mãe é mãe.
Àquelas que fazem parte da minha vida: os meus parabéns!
Às da minha família, todas dedicadas e admiráveis.
Às que desejam ser, que com sabedoria analisem a tarefa!

Comentários

Postagens mais visitadas