Liberdade, o desafio de SER e ESCOLHER SER.


A liberdade de expressão, de escolha está instaurada nos tempos modernos.

Escolhemos, na medida daqueles recursos e informações que dispomos: profissão, religião, time, estilo, parceiros, amigos, roupas, músicas, programas favoritos, comes, bebes, partido político. 
Fazer escolhas é processo natural do dia a dia. Algumas mais importantes, outras mais banais. Mas o fato é que as fazemos. Até o fato de não escolher, se torna uma escolha. 
Uma gama dessas escolhas nos monta, nos faz, diz ao mundo quem somos. 
Será?
Para tanto, analisamos, avaliamos e refletimos?
Nem todos. O desafio do ESCOLHER na atualidade.
Nossas escolhas não são únicas, sempre vamos encontrar alguns que compartilham delas. E assim elas acabam nos encaixando naturalmente em diversos grupos de interesses afins. Aqueles definidos como tribos. Os roqueiros, os hippies, os loucos, os escritores, os esportistas, os baladeiros, os caseiros, os colecionadores, os viajantes. Porém não fazemos parte apenas de um desses grupos, mas sim de vários. 
Nós sim, somos únicos. Cada um. Pelo mosaico daquilo que nos define, que inunda nosso ser .
O desafio do SER. 
O que de fato, te compõe? O que , lá no fundo da tua personalidade de completa? Te faz inteiro? O que toca a tua alma?
Nem sempre paramos para analisar as escolhas que fizemos. Nem sempre elas correspondem àquilo que realmente somos e queremos. 
Esse é um processo que exige autoconhecimento, auto análise, avaliação interior bem particular. Exige-nos certo tempo, maturidade e principalmente discernimento. 
Discernimento. 
Não do certo e do errado, não existe definições estanques para isso, a não ser aquelas que tu trazes dentro de ti e que regulam tuas ações. Mas sim, de desejos e afinidades. 
Das necessidades que te fazem irem busca daquilo que escolheu. 
Existem, ainda hoje infelizmente, pessoas que não abraçam suas reais vontades, opções, desejos. Não deixam transparecer aquilo que escolheriam de fato. Por medo, por vergonha, por imposição de algo ou alguém. Diversos podem ser os motivos. Não encaram o ser real SER. E por não se conhecer (ser) na maioria das vezes, não fazem suas escolhas por definições próprias. São as chamadas: MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS. A pessoa não se conhece e não faz suas escolhas, vai com a maré. Ou a pessoa sabe o que quer, mas por diversos motivos, não admite. 
O desafio do SER reflete no ESCOLHER SER. Desafio do SER trata-se conhecer a si mesmo e identificar suas preferências, necessidades e afinidades. 
O desafio do ESCOLHER SER, consiste em assumir seu SER e fazer escolhas que vão de encontro com aquilo que te compõe. 
Qual processo é mais complexo? Mais trabalhoso e profundo? 
O conjunto dos dois, certamente te tornará uma pessoa de personalidade. 
Raridade.
 E então, vai ESCOLHER SER? Vai SER? 


Comentários

Postagens mais visitadas